Banco
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 43299
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1860/1908
-
-
Técnica: Palhinha; tecido de lona; ferragens
-
Dimensões (cm): Comp. 32,5 x Alt. 42,7 x Larg. 32,5
-
Descrição: Banco de campanha, dobrável, para desenho ou pintura, de madeira e com assento em palhinha. Apresenta lateralmente um estojo de lona creme e cabedal, e lona de riscas azuis no interior; com ferragens onde encaixaria a cobertura do estojo em falta; unido ao banco por meio de dobradiças.
Os montantes em duplo X (tesoura) unidos por meio de parafusos de modo a poderem encolher ou esticar. Os montantes são unidos por meio de travessas. No topo do estojo uma pega em corda para o transporte do banco quando fechado.
-
-
Origem/Historial: No palácio da Ajuda existe uma deversidade significativa de mobilário para o exterior. Esta peça encontrava-se em 1911 no "armário defronte da ante camara, que foi, de Pedro Dias". Arrolado E'790 no Arrolamento do Paço da Ajuda, é descrito da seguinte forma:
banco de campo, para desenho, com um saco de lona dentro, o pés elásticos em forma de thesoura, uma argola para o levar na mão. Tem 0,31 1/2 por lado.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: França (?)
Bibliografia
- SANCHES, José Dias - "D. Carlos de Bragança e a sua arte". Lisboa: 1964
- THONET - "Thonet Bentwood & Other Furniture, the 1904 Illustrated Catalogue". New York: Dover Publications, Inc., 1980