Técnica: Vidro soprado. Trabalhado à pinça.
Técnica de "Incalmo"
Dimensões (cm): Alt. 13,7 x Diâm. 27,7(copa); 10,3(base)
Descrição: Taça de base circular; copa com a secção inferior semi-esférica e a secção superior a direito (paredes na vertical). Asas em forma de orelha em vidro trabalhado à pinça. Base e secção inferior em vidro transparente azul. Secção superior em vidro incolor transparente com decoração tipo "a penne" em branco opaco. As duas secções foram unidas de acordo com a técnica de "incalmo". A peça tem duas asas de forma auricular, trabalhadas à pinça.
Origem/Historial: Possivel referência a esta taça na relação dos "Objectos d'El Rei D. Fernando/ Objectos da parte de S. M. El-Rei para S. M. a Rainha" (arquivo do PNA, cota 8.6.1., caixa 2, documento 9, sem data): "Nº 948 e 949 Uma taça de Veneza sendo metade azul / Uma outra com arabescos amarellos". Avaliadas em conjunto com o valor total de quarente e cinco mil reis.
Segundo Rosa Barovier Mentasti trata-se de uma peça de grandes dimensões, comparando com modelos semelhantes da produção muranesa.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano. Veneza. Itália.
Bibliografia
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"