Técnica: Vidro soprado; moldado. Trabalhado à pinça.
Dimensões (cm): Alt. 23,5 x Diâm. 9(copa); 10,1(base)
Descrição: Taça de base poligonal elevada e canelada em 16 partes. Pé composto por uma sucessão de botões achatados e por um botão em forma de balaústre, oco e ao centro. Copa semi-esférica com acentuado estrangulamento concêntrico ao centro. Secção superior da copa decorada com aplicação de fios de vidro transparente azul dispostos sucessivamente na vertical. Em redor da copa foram aplicados 6 dragões trabalhados à pinça, alternados com 6 asas quebradas, tudo em vidro transparente incolor. Os olhos dos dragões são em vidro opaco amarelo e preto.
Origem/Historial: Referência a esta peça na "Relação de Objectos Pertencentes ao Palácio e à Rainha D. Maria Pia. 10 de Julho de 1891" (arquivo do PNA, cota 9.5.1., caixa 1, doc. 1184): "Atelier/ Taça de vidro azul com muitos dragões em volta".
Trata-se de uma peça muraneza inspirada em modelos catalães de finais do século XVI / início do século XVII. O Museu Vetrário de Murano tem no seu acervo um modelo original da Catalunha (nº176) e igualmente um modelo recriado pela casa Salviati (nº175) datado de 1876-1877.
No Arrolamento jubdicial do Palácio da Ajuda está descrita conjuntamente com a peça decorativa Invº3708:" Par de floreiras de cristal de Veneza, de bases redondas, lisa n'uma, e de gommos n'outra, formada n'aquella d'um cavallo marinho, com um tom queimado, desmaiado(...) e a outra, do feitio d'uma taça com vergões azues,, rodeada de troncos e de cavallos marinhos, trez de cabeça voltada para dentro da taça e outros trez de cabeça voltada para o ar, olhos escuros, e alternados com os troncos (...)". As peças encontravam-se no Atelier de pintura em 1912.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano. Veneza. Itália.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912
"Vetri artistici. António Salviati e la Compagnia Venezia Murano", Museo del Vetro di Murano, Venezia, Marsílio, 2011.
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"