Técnica: Vidro soprado. Trabalhado à pinça. Dourado.
Vidro dobrado?
Técnica de Mezza-stampaura na base da taça
Dimensões (cm): Alt. 34,4 x Diâm. 14,5(copa); 15,5(base)
Descrição: Taça com pé. Base cónica com o bordo revirado para o exterior; pé circular com ligeiras caneluras oblíquas e com um dragão de asas abertas enroscado; copa semi-cónica que assenta nas costas do dragão, sendo a parte inferior decorada com caneluras em relevo e o bordo ligeiramente convergente.
Base e copa em vidro transparente cor de rosa com laivos de vidro branco opaco. Secção superior da base e da copa dobradas por uma camada de vidro transparente incolor com filamentos em branco opaco. Dragão em vidro transparente incolor; membros do animal trabalhados à pinça e dourados; olhos em vidro opaco preto e amarelo; língua em cor de rosa opaco.
Origem/Historial: Na ocasião em que foi executado o album de Enrique Casanova (entre 1889 e 1891/1892), a taça encontrava-se no Ateliê de Pintura, e podemos observa-la na respetiva aguarela.
Conforme o Inventário Judicial do Paço da Ajuda, Vol.8, Fl.2648v, em 27 de Fevereiro de 1912 encontrava-se na sala contigua ao Atelier de Pintura (Biblioteca) com a seguinte descrição: " Floreira de cristal de Veneza. com um tom cor de vinho e laivos brancos na base e na taça superior, tendo n'esta em volta dos bordos, um um ornato de forma d'uma onda congelada, em relevo e sobre a base um ornato em relevo e torcido, enroscando-se n'elle um dragãocom laivos dourados e lingua vermelha."
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Veneza/ Murano, Itália
Bibliografia
BOVA, Aldo - "Fratelli Toso dal 1854 al 1912", in Vetro, nº7. Itália: Centro Studio Vetro, 2000
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912
DORIGATO, Attilia, "L'Arte del Vetro a Murano", Arsenale Editrice, prima edizione, Gennaio 2002
AAVV,"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"