Estojo com frascos de essências
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 10818
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1862/1900
-
-
Técnica: Embutidos.
-
Dimensões (cm): Comp. 37,7 x Alt. 20,7 x Larg. 28,5
-
Descrição: Estojo de madeira para frascos de essência. Forma rectangular com os cantos facetados e lados de linhas curvas. Frente com duas dobradiças laterais que permitem a sua abertura em duas metadas e ainda duas fechaduras com chave. A tampa é ligeiramente elevada (convexa) e está decorada ao centro com uma moldura ovalada e no interior as armas da casa de Saboia encimadas pela coroa real. Numa faixa que pende das armas está embutida uma inscrição. O estojo está revestido a sede de cor creme e possui 24 orifícios redondos para os frascos de essência, forrados a veludo (?) azul. O interior da tampa encontra-se revestido a veludo de seda.
Etiqueta com número de Arrolamento judicial no canto inferior direito da tampa.
-
-
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial, este estojo encontrava-se na denominada Primeira Casa no Corredor do Lado Norte no Andar Nobre e era pertença da Rainha D. Maria Pia.
De acordo com documento assinado por Stefano Frecceri, trata-se de um presente para a rainha D. Maria Pia, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luis, da Profumaria-Fábrica de Génova, Itália. (Doc.1714, s/d, arquivo do PNA-Museu).
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Paris, França?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 6, 1911