Garrafa/ Serviço para Bebidas
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 45738
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1880/1903
-
-
Técnica: Vidro soprado; gravado.
-
Dimensões (cm): Alt. 25,2(sem tampa); 33,2(com tampa) x Diâm. 8,7(base)
-
Descrição: Garrafa com base circular elevada; bojo globular achatado; colo cilíndrico longo e rodeado por anel de vidro liso junto ao bordo. Rolha esférica encimada por uma protuberância e com outras 4 dispostas na horizontal. Decoração na secção superior do bojo com 6 godrões.
Vidro transparente incolor. Base, godrões e protuberâncias em vidro transparente acastanhado.
Etiqueta com número de Arrolamento no colo.
-
-
Origem/Historial: Serviço de "verre d'eau" para 2 pessoas.
Serviço de "verre d'eau" para 2 pessoas.
Segundo o inventário judicial do PNA, este serviço encontrava-se na denominada Sala Grande (Arrecadação), próxima à Sala da Ceia, no Andar Nobre.egundo o Arrolamanto Judicial encontrava-se na Sala Grande (arrecadação) próxima da sala da ceia descrito como: "Serviço de cristal de Veneza para ágoa composto d'um taboleiro de metal dourado, de bordos recortados e frizados , fundo d'ornatos vincados, tendo uma santola em relevo a um lado; uma garrafa um pouco achatada, com o fundo redondo, amarellado, seis gommos muito salientes da mesma côr, sobre o bojo, trez d'hum lado e trez do outro, os escudos das antigas armas portuguezas e italianas , debaixo d'uma corôa, sobre um panno d'arminhos, gravados do boccal um bocadinho partido, e a rolha com gommos e cinco bolas amarelladas,- dois calix grandes, de gommos salientes do mesmo tom dos pés como a garrafa anterior e com as mesmas armas ; um assucareiro com tampa , com as mesmas e uma garrafinha identica à descrita."
Terá sido adquirido no "Escalier de Cristal" 24 de Outubro de 1884, na sequência da viagem real de 1883, vem descrito como: "1 Verre d'Eau Verrerie fumée à larmes sur plateau bronze doré. (...) 5 Armoiries pour le Verre d'Eau fumé gravur doré".
Os modelos correspondentes às peças de vidro deste conjunto "Verre d'eau", denominado de "Service Larmes" terão sido criados por Emile Gallé em cerca de 1880, com reedição em 1903. Trata-se de uma reinterpretação de modelos venezianos, nomeadamente do serviço denominado de Padrão Regina Margherita, serviço esse que a rainha D. Maria Pia adquiriu em Veneza em 1901 (Invº22889).
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Nancy, França?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912
- THIÉBANT, Philippe - Les Dessins de Gallé. France: Réunion des Musées Nationaux, 1993