Lavabo/ Conjunto de Lavabos
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22928/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1875/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado. Vidro dobrado.
-
Dimensões (cm): Alt. 6,5 x Diâm. 12,4(copa)
-
Descrição: Lavabo de forma circular em vidro transparente incolor, dobrado a cor de rosa no elemento decorativo composto por uma flor com início no reverso da base, ao centro, e de onde saem 5 grandes pétalas raiadas e relevadas que se estendem até meio da parede. Monograma "MP" coroado, junto ao bordo relativo à rainha D. Maria Pia de Sabóia (1847-1911).
Etiqueta com número de Arrolamento do Palácio da Ajuda e a indicação manuscrita: "São 11 tijelas".
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, os lavabos deste serviço encontravam-se guardados na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. Os respectivos pratos não são mencionados.
Relação de vidros no arquivo do PNA (sem data, cota 10.2.2., conjunto nº23) com possivel referência a este conjunto de lavabos. Não menciona a existência dos respectivos pratos. Está identificado como tendo sido adquirido pela rainha D. Maria Pia na fábrica de vidros Moser, por ocasião da sua viagem à Europa em 1901.
Há outra possivel referência integrada nas "Relações diversas de encomendas feitas em Karlsbad em 1901 - loiças, vidros, carteiras, etc.". Uma das relações tem a seguinte indicação: "Vidros comprados e encomendados em Carlsbad/ (...) Tijelas brancas com flores cor de rosa".
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Carlsbad, Boémia.
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911