Licoreiro
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22947
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1880/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado?; esmaltado; dourado; dobrado; gradação de cor.
-
Dimensões (cm): Alt. (ver fichas individuais)
-
Descrição: Licoreiro composto por 15 peças: tabuleiro, 2 garrafas e 12 cálices. Decoração de inspiração islâmica com padrão geométrico relevado a dourado e esmalte branco. Vidro transparente incolor, progredindo para um tom cor de rosa gradualmente mais intenso.
-
-
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial este conjunto encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo.:
"Licoreiro composto d’um prato de cristal, oval côr de vinho, com bordo dourado e ornatos dourados em volta, por dentro, em relevo, iguaes, sendo o primeiro uma cadeia de fisiz e o segundo uma faixa de traços cruzados, fazendo bicos para cima, duas ordens de pontos brancos e uma de quadrados, brancos também, e pingentes de contas e traços, e ao centro o mo-/nogramma da srª Dona Maria Pia, encimado por uma corôa, a côres, em relevo; e de doze taças com a mesma ornamentação e monograma, e finalmente, de duas garrafas com pé, azas e rolhas, com a mesma ornamentação, monograma e corôa.”
Arquivo do PNA com documentação relativa a este serviço:
- cota 5-II-1(b), Inventário pratas, louças, etc., folha 113: "Serviços de vidros da fábrica de Glasfabrik Meierhöfen Karlsbad pertencente a S. M. a Rainha D. Maria Pia - Armário nº19/ Viagem de 1901/ (...)/ Côr de raboçado com m. e c. [monograma e coroa]/ 1 bandeja de vidro/ 2 garrafas para licôr/ 2 rolhas das ditas/ 12 copos feitio taça". [Serviço identificado como tendo sido adquirido pela rainha D. Maria Pia na fábrica de vidros Moser, Boémia, por ocasião da sua viagem à Europa em 1901. Registo "em arrecadação" datado de 2 de Março de 1902].
- cota 5-II-5 (164), Relação dos Serviços de Vidro; 1907; folha 67: "Licoreiros diftes. - nº22/ (...)/ 1 bandeja côr de vinho, corôa, monograma/ 2 garrafas para licor/ 2 rolhas das ditas/ 12 copos feitio de taça". Observação a lápis: "viagem 1901/ Glasfabrik Meierhöfen Karlsbad".
- cota 4.2.2.(1927), "Relações diversas de encomendas feitas em Karlsbad em 1901 - loiças, vidros, carteiras, etc.". Uma das relações tem a seguinte indicação: "Vidros comprados e encomendados em Carlsbad/ Fábrica / (...) Um serviço de licor cor de rosa e ouro, esmalte branco, com copos baixos [?] e largos".
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911