Tabuleiro/ Licoreiro
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22947/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1880/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado?; esmaltado; dourado; dobrado. Gradação de cor.
-
Dimensões (cm): Comp. 40,8 x Alt. 3 x Larg. 33,5
-
Descrição: Tabuleiro de forma oval com aba levantada e abrindo para fora. Decoração de inspiração islâmica ao longo da aba composta por padrão geométrico relevado a dourado e esmalte branco: 2 linhas descontínuas com mosquetas douradas nos intervalos; por baixo, sucessão de arcadas com lágrima pendente no ponto de união e reservas preenchidas alternadamente por losangulos e mosquetas em esmalte branco. Monograma e coroa real em esmalte policromado na base, ao centro.
Base em vidro transparente incolor, progredindo para um tom cor de rosa gradualmente mais intenso até ao bordo.
Etiqueta com número de Arrolamento na base, por baixo do monograma, e a indicação "(1 prato)".
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda este conjunto encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo : "Licoreiro composto d’um prato de cristal, oval côr de vinho, com bordo dourado e ornatos dourados em volta, por dentro, em relevo, iguaes, sendo o primeiro uma cadeia de fisiz e o segundo uma faixa de traços cruzados, fazendo bicos para cima, duas ordens de pontos brancos e uma de quadrados, brancos também, e pingentes de contas e traços, e ao centro o mo-/nogramma da srª Dona Maria Pia, encimado por uma corôa, a côres, em relevo; e de doze taças com a mesma ornamentação e monograma, e finalmente, de duas garrafas com pé, azas e rolhas, com a mesma ornamentação, monograma e corôa.”
Arquivo do PNA com documentação relativa a este serviço:
- cota 5-II-1(b), Inventário pratas, louças, etc., folha 113: "Serviços de vidros da fábrica de Glasfabrik Meierhöfen Karlsbad pertencente a S. M. a Rainha D. Maria Pia - Armário nº19/ Viagem de 1901/ (...)/ Côr de raboçado com m. e c. [monograma e coroa]/ 1 bandeja de vidro/ 2 garrafas para licôr/ 2 rolhas das ditas/ 12 copos feitio taça". [Serviço identificado como tendo sido adquirido pela rainha D. Maria Pia na fábrica de vidros Moser, Boémia, por ocasião da sua viagem à Europa em 1901. Registo "em arrecadação" datado de 2 de Março de 1902].
- cota 5-II-5 (164), Relação dos Serviços de Vidro; 1907; folha 67: "Licoreiros diftes. - nº22/ (...)/ 1 bandeja côr de vinho, corôa, monograma/ 2 garrafas para licor/ 2 rolhas das ditas/ 12 copos feitio de taça". Observação a lápis: "viagem 1901/ Glasfabrik Meierhöfen Karlsbad".
- cota 4.2.2.(1927), "Relações diversas de encomendas feitas em Karlsbad em 1901 - loiças, vidros, carteiras, etc.". Uma das relações tem a seguinte indicação: "Vidros comprados e encomendados em Carlsbad/ Fábrica / (...) Um serviço de licor cor de rosa e ouro, esmalte branco, com copos baixos [?] e largos".
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911