Paisagem com uma junta de bois, moinho e mar

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 43060
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: D. Carlos de Bragança
  • Datação: 1881
  • Suporte: Papel
  • Dimensões (cm): Alt. 40,5 x Larg. 25,3
  • Descrição: A aguarela representa, no primeiro plano, à direita de um poste de electricidade, uma junta de bois a lavrar, dirigida por um camponês. O segundo plano é preenchido por dunas manchadas por vegetação rasteira, elevando-se, à direita, um moinho com três velas abertas visíveis. No último plano vê-se o mar, onde navegam alguns veleiros e um vapor. Tudo sob um céu nublado, cortado, sobre a esquerda, pela passagem de um bando de gaivotas.
  • Origem/Historial: Segundo o Arrolamento Judicial (iniciado em 1911), a peça estava então na Sala Grande - nas palavras dos arroladores, uma arrecadação próxima à Sala da Ceia -, dentro de uma pasta em tela, que continha mais seis aguarelas e três desenhos. Nessa ocasião, foi inventariada com o n.º P'' 393. Após 1968, foi colocada na Antecâmara do Atelier de Pintura. Em 2004, foi transferida para as reservas, onde se mantém. A data de 16 de Outubro de 1881, inscrita no suporte, em baixo, à direita, permite pensar que se trata de uma oferta do Príncipe Real D. Carlos a sua mãe, a Rainha D.ª Maria Pia, por altura do seu trigésimo quarto aniversário. A paisagem representada retrata, com toda aprobabilidade, um trecho da Apúlia, no concelho de Esposende. Em 2000 esta aguarela estava exposta no Atelier de Pintura.
  • Incorporação: Pertencia às colecções reais.

Bibliografia

  • "O pintor Casanova e os seus discipulos régios, nas colecções do Palácio Nacional da Ajuda". Sintra: Palácio Nacional da Pena, 1976
  • APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912

Exposições

  • "O Pintor Casanova e os seus discípulos régios"

    • Palacio Nacional da Pena
    • Exposição Física

Multimédia

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