Frasco/ Serviço de Toucador
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 43100
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Vidro soprado (moldado?). Esmaltado polícromo. Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 17,6; 12,7(sem rolha) x Diâm. 4,5
-
Descrição: Frasco de base circular, ligeiramente troncocónica; forma de balaústre (?); colo alto com anel de vidro; bocal abrindo para fora; rolha em forma de cone invertido. Anel de vidro e bocal dourados.
Bojo e colo decorados por gomos facetados, interrompidos na secção superior do bojo por faixa delimitada por filetes dourados com motivos florais estilizados e geométricos dourados e esmaltados polícromos (azul, verde, branco e cor de rosa). Base circunscrita por 2 filetes dourados preenchidos por linhas paralelas alternadas com gomos decorados por esmalte azul e verde. Decoração semelhante na rolha e com gomos facetados a rematar.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento Judicial este serviço encontrava-se na Arrecadação do tesouro, descrito como:
"Serviço de cristal lapidado, de Veneza, com decorações de folhagens esmaltadas de azul e cor de rosa, com pontos brancos e filetes dourados, para lavatório, composto (...) de quatro garrafas para perfumes com rolhas, duas, maiores, iguaes, a uma das quaes elle juiz partiu agora a rolha, que fica junta a ella, e duas mais pequenas, também iguaes;(...) tudo marcado com uma etiqueta com o nº 22."
Algumas peças do serviço apresentam etiquetas não identificadas. Poderá tratar-se de uma numeração relativa a alguma relação de partilhas.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 9, 1912