Descrição: Jarra de base circular ligeiramente concava. Parede cilíndrica de secção crescente, decorada na parte inferior por caneluras, seguido da aplicação de um fio de vidro ondulado, acima do qual estão dispostas 12 protuberências em forma de amora. Segue-se a aplicação de outros 2 fios de vidro lisos a delimitar faixa com 6 cabeças de leâo (o símbolo de Veneza). As protuberâncias e os mascarões foram dourados.
Etiqueta com número de Arrolamento junto ao bordo.
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, esta jarra encontrava-se na Sala Grande (Arrecadação) no Andar Nobre.
Uma ficha de inventário anterior refere a existência de uma etiqueta de proveniência com os seguintes dados: "Compagnia/ Venezia Murano/ Venezia" (impresso) e "1557-35" (manuscrito). A etiqueta está omissa.
Compra na Compagnia Venezia Murano em Veneza de acordo com fatura (ANTT, CR, Cx.6979,7 de Outubro de 1888) onde vem referido: "1 Vaso grande rubino decor oro"
Existem peças do mesmo estilo na coleção da Stanford University. (OSBORNE, Carol,"Venetian Glass of the 1890s: Salviati at Stanford University", 2002.)
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano. Veneza. Itália.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912
OSBORNE, Carol,"Venetian Glass of the 1890s: Salviati at Stanford University", 2002.
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"