Babete
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 56741
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1863
-
-
Técnica: "Crochet"; pontos caseado, grilhão e "picot"
-
Dimensões (cm): Alt. 23 x Larg. 18,5
-
Descrição: Babete em "crochet" de fio de algodão branco com decoração floral.
Na frente, acompanhando a forma oval do babete, tem três rosetas ligadas entre si por um caule contínuo, ladeado por quatro folhas.
O olho das flores é constituído por ilhozes circundadas por "picot"; o interior oval das pétalas é, também, constituído por ilhozes, mas circundado por caseado aberto terminando em "picot"; as folhas são feitas em ponto caseado fechado; o caule é feito em ponto de grilhão.
As rosetas e as folhas são feitas à parte e, posteriormente, incorporados no "crochet"; as várias partes que constituem o caule são feitas à parte e aplicadas no "crochet".
O babete possui uma bordadura de recorte triangular contornado por "picot". Na extremidade esquerda tem uma argola, onde se prende um pequeno botão de madrepérola, cosido à extremidade direita.
-
-
Origem/Historial: O conjunto constituído pela touca e pelo babete foi usado pelo príncipe D. Carlos. Posteriormente foi oferecido pela rainha D. Maria Pia ao médico da Casa Real, Dr. António Dias Pinheiro (bisavô da mulher do ofertante).
-
Incorporação: António Maria de Oliveira Carvalho
-