Jarro/ Serviço para Bebidas
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 45756
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1860/1888
-
-
Técnica: Vidro soprado(?). Esmaltado polícromo. Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 27,5 x Diâm. 7,6(base)
-
Descrição: Jarro com tampa de base troncocónica; bojo globular; colo cilíndrico com aplicação de fio de vidro; bico acentuado; asa ligeiramente arqueada e assente sobre o bojo. Tampa em metal pobre a imitar prata dourada, articulada por dobradiça e de forma campanular encimada por botão semi-achatado trabalhado. Sobre a dobradiça encontra-se gravado monograma semelhante ao do bojo. Base, colo, bordo e asa contornados por filete dourado. Monograma no bojo dourado e esmaltado polícromo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do PNA, este conjunto encontrava-se na denominada Sala Grande (Arrecadação) no Andar Nobre. Está referenciado como sendo de cristal de Veneza.
Foi localizada uma factura da loja "J & L Lobmeyr"datada de 25 de Outubro de 1888, com a aquisição deste serviço. Há outra factura datada de 3 de Maio de 1889, novamente com a descrição correspondente a este serviço (parece tratar-se de uma 2ª via da primeira factura emitida em 1888). Está identificado como "verre d'eau" em cristal irisado, bordos dourados, monograma MP e coroa real, composto por 1 jarro com tampa de prata, monograma e coroa real, 1 jarro de reserva, sem tampa, 3 gobelets de pé baixo, 2 frascos com asa, 2 açucareiros com tampa, 2 copos para licor e 2 tabuleiros de cristal - estas peças correspondem a este verre d'eau e ao inventariado com o nº45743 a 45748. A factura é acompanhada de uma carta a informar que foram expedidas as 13 caixas com os diversos cristais adquiridos pela rainha por ocasião da sua visita a Viena.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Austria
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912