Descrição: Escultura de mármore, de vulto perfeito, de tamanho natural, representando o Príncipe Real D. Carlos de Bragança em criança. O Príncipe apresenta-se de corpo inteiro, sentado sobre uma almofada arrendada, com quatro borlas nos cantos. Enverga uma camisa de gola e punhos arrendados que deixa a descoberto as costas e o peito. No braço esquerdo, suporta dois soldadinhos, um português e o outro italiano. Sob estes brinquedos, encontra-se um barco sem mastro. O conjunto assenta sobre um suporte de formato poligonal ornamentado com folhas de acanto e garras de leão, e este sobre um plinto em mármore cinzento com ornatos brancos. No painel frontal, apresenta as armas dos reinos de Portugal e de Itália, em metal dourado, encimadas por coroa real.
Origem/Historial: O Jornal Diário de Notícias, de 27 de Abril de 1865, menciona uma encomenda do Rei D. Luis I, ao escultor Cesare Sighinolfi, do busto de D. Carlos.
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal / Palácio Nacional da Ajuda; planificação, coord. e realização Isabel da Silveira Godinho ; elaboração do texto e org. do catálogo Francisco de Carvalho Louro, Graça Mendes Pinto. Lisboa: PNA, 1990.