Pires/ Serviço Egoiste (?)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 57136
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1875/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado. Esmaltado polícromo. Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 1,7 x Diâm. 12,6
-
Descrição: Pires de base circular com uma altura aproximada de 0,5cm; aba facetada. Decoração na base com reserva central composta por marca de fabricante e filetes dourados, sendo o último perlado. Limite da base com par de filetes dourados em cuja reserva se encontram mosquetas. Aba com motivo encadeado de motivos florais e aletas em esmalte polícromo (azul, cor de rosa, branco, verde, etc) ao estilo barroco. Bordo com filete dourado.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do PNA, este conjunto encontrava-se na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. Está inventariado como: "Serviço de cristal da Bohemia, composto d'uma leiteira,-um assucareiro em forma de naveta, com pé alto, numa chavena e um pires, tudo de facetas largas lapidadas, bosrdos e frisos dourados, com ornatos pintados a côres e dourados no estylo Luis XV, tendo a leiteira e a a chávena, cada uma, a sua figura de mulher, com um cordeirinho ao pé, e o assucareiro a figura d'homem, em costume do tempo, de pé."
A Arrecadação continha peças pertencentes à Rainha ao Principe D. Afonso e ao Estado segundo testemunho do Sr. Pedro Moura Dias, particular da Rainha.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: J&L Lobmeyr, Austria
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911