Taça/ Conjunto de Taças
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 57252
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1875/1900
-
-
Técnica: Vidro soprado (moldado?). Gravado. Dourado.
-
Dimensões (cm): Comp. 6,8 x Alt. 5,2
-
Descrição: Taça de forma circular; fundo raso; aba sextavada, larga e abrindo para fora. Decoração de estilo rocócó com os 6 gomos da aba compostos por motivos fitomórficos assimétricos, aletas e padrões em gradinha gravados e dourados. Base com reserva composta por 2 filetes dourados e armas de aliança gravadas e douradas. Bordo delimitado por filete dourado.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do PNA, esta peça encontrava-se guardada na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia e apresenta uma decoração ao estilo Luis XV com o nº nº N´1505.
Está descrito como; Quatorze pratos fundos, de cristal liso, com os bordos doirados, em seis curvas grandes correspondentes a outros tantos gommos, com ornatos cavados e dourados no estylo Luís XV, sendo todos desiguaes e no centro duas rodellas ...
Ver maisdouradas, tendo as do meio os escudos das armas italianas e antigas armas portuguesas, sobre um panno d'arminho, encimado por uma coroa, tudo gravado e dourado(...)"
Arquivo do PNA com documentação relativa a esta peça:
cota 5-II-5 (164), Relação dos Serviços de Vidro; 1907; folha 77: "Pratos concavos diferentes - nº26/ (...)/ 1 prato grande armas reaes, friso, ramos dourados (para neve)". Observação a lápis: "Viagem 1901. Glasfabrik Meierhöfen Karlsbad". Fechar
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Moser? Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911