Relógio de caixa alta
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 99/F
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: Madeira encerada
-
Dimensões (cm): Alt. 257 x Larg. 56 x Prof. 26
-
Descrição: Peça em madeira encerada, constituída por dois módulos: uma parte superior, em forma de caixa, com porta de vidro, que alberga o mostrador e mecanismo e uma coluna paralepipédica com base quadrangular.
O mostrador circular, em metal, apresenta numeração romana e dois ponteiros. No exterior do círculo, em jeito de moldura, destacam-se motivos vegetalistas, frutas e um pássaro colorido. Quatro colunas pretas decoram as quatro arestas da caixa, sendo esta rematada na frente por três pináculos. Três grelhas de ripado de madeira, forradas na parte interior por um tecido de seda vermelha, destacam-se nas laterais e zona superior da caixa.
A coluna, esguia e alta, apresenta uma porta de madeira de remate circular que permite o acesso ao pêndulo. As duas arestas frontais da caixa apresentam duas meias-colunas adossadas. Na base, destaca-se uma pequena almofada quadrangular de cantos cortados.
Toda a peça apresenta alguns contornos realçados a negro.
-
-
-
Incorporação: Proveniência desconhecida. Não consta de anteriores inventários, nomeadamente das listagens de 1874, 1888, 1922, 1942, realizadas depois do fecho do Convento de Jesus, e já com o edifício transformado em Museu. Poderá, por esse motivo, tratar-se de uma doação, não havendo contudo documentação que sustente esta afirmação.
-