Descrição: Botas (par) de uniforme de criança.
Botas em couro tingido de preto e envernizado, decorado com cordão creme muito estreito. Brasões de armas coroados embutidos na frente superior do cano e as letras "P" e "C" [Príncipe Carlos] em cordão, por baixo do escudo. Uma das peças (nº Invº 56631/C) apresenta as armas reais portuguesas em couro castanho e branco, tendo os contornos definidos pelo mesmo cordão creme e por fios azul e creme bordados no couro. Apresenta a letra "C".
Na outra peça (nº Invº 56631/D) o brasão está aparentemente inacabado, não sendo possível a sua identificação. O contorno do escudo real é definido não só por cordão creme, mas também por cordão azul. O cordão creme divide em quatro o escudo e a coroa real. Apresenta a letra "P" por baixo do escudo.
Forro em pelica branca e presilhas em seda azul.
Origem/Historial: Este par de botas integra o uniforme de Lanceiros que pertenceu ao príncipe D. Carlos quando criança (cerca de 1867).
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
A Criança nas colecções dos Palácios Nacionais da Ajuda e de Queluz. Lisboa: Ministério das Finanças, S.E.F. - D.G. do Património, 1979
Exposições
A Criança nas colecções dos Palácios Nacionais da Ajuda e de Queluz