Suporte: madeira de castanho empregue na construção dos elementos estruturais, blocos semi curvos do corpo da peça (em berço) e bloco da cúpula em quarto de esfera, elementos unidos entre si por assemblagens.
Técnica: Entalhamento da madeira com aplicação de gessada, boles arménio e douramento em folha.
Dimensões (cm): Alt. 170 x Larg. 92 x Prof. 70
Descrição: Peça de talha dourada de secção semi-circular, formando uma caixa em meio cilindro de tardoz plano, vazada no interior e com porta a eixo, terminando em cúpula . Tem recamo figurativo de emblemas eucarísticos: folhas de parra com cacho de uvas suspenso por um medalhão oval com fita e laçaria (lado esq. do observador) e espigas de trigo, suspensas em medalhão oval com fita e laçaria (lado dir. do observador).
Na porta está representado um Agnus... Ver mais-Dei sobre um livro com bandeira e cruz - esta representação inscreve-se sobre um raio dourado. Sobre a porta do sacrário, ao centro, conjunto de duas cabeças de anjo alados com nuvem inferior.
No interior, tecido de sede lavrada a fio laminado e dourado, com remate em galão dourado.
Detalhe:
De conceção enquadrável na época neoclássica e formalmente identificada com o período rocaille, em sintonia com os elementos figurativos constantes da peça: grinaldas e laçarias com medalhões ovais onde se inscrevem figuras eucarísticas representativas da simbólica cristã.
Origem/Historial: É com o Concílio de Trento que se define a colocação do Sacrário ou tabernáculo no altar-mor das Igrejas. Até este período o Santíssimo Sacramento, a hóstia, era um testemunho sagrado que podia ser guardado nas casas particulares para ser comungada diariamente no ambiente doméstico. A "reserva eucarística" apelava a um recetáculo seguro, fechado e inviolável – o sacrarium. Este objeto poderia ter tipologias icónicas como "torres", ... Ver maisimitando elementos arquitetónicos circulares, coroados com elementos em cone ou em pirâmide, ou ter talhe de caixa ortogonal mimetizando "casas", destituídas de decoração. O Sacrarium adquire, por força das normas tridentinas e da reforma da Igreja católica, uma posição fixa que o expõe permanentemente à visão dos crentes e que o integra no altar-mor. Deste modo se promove a conceção artística e a definição estética de Sacrarium com valor escultórico.
Incorporação: Transferência por disposição legal. Proveniente da Igreja da Sé, Aveiro.
Este sacrário consta do Inventário feiro por morte do Bispo D. Manuel Pacheco de Rezende, do Bispado de Aveiro, em 1837.
Centro de Fabrico: Oficinas do Norte de Portugal
Bibliografia
Inventário de Bens da Fabrica da Sé Episcopal d' Aveiro, feito em 1869. Aveiro: 1869
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - O Mosteiro de Jesus - Estudos de História (Ultramarina e Continental), vol. II /1. Lisboa: 1967
Gonçalves, Antonio Manuel. (1960), "Roteiro do Museu de Aveiro".
Martinho, Mário (2014) O Sacrário de Altar do Museu de Abeiro / Santa Joana. Relatório de Estágio Profissional em Talha, coordenação de Ana Andrade e de Maria da luz Nolasco. Museu de Aveiro / Santa Joana. pp:20
Exposições
Exposição de homenagem a Robert Smith: "Robert Chester Smith: A investigação na história da arte"
Fundação Calouste- Gulbenkian, Lisboa
11/4/2000 a 11/6/2000
Exposição Física
Exposição Sala 50 no ano de 1887 na sala da Talha/armério da farmácia
20 a 21
Exposição Física
Multimédia
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