Técnica: Assemblagem de elementos estruturais tais como o basamento ao corpo intermédio e a cúpula no remate; trabalho de marcenaria na construção da peça e de entalhamento da madeira na parte expositiva. Aplicação de boles e de douramento.
Dimensões (cm): Alt. 170 x Larg. 92 x Prof. 70
Descrição: Peça poligonal, corpo de secção semi-circular, em madeira entalhada e dourada com integração de representações figurativas nos painéis laterais do corpo cilíndrico: a escada com a coluna no lado direito e a lança e esponja do lado esquerdo (emblemas iconográficos da paixão/martírio de Cristo). Na porta, ao centro, representação do Agnus-Dei inscrito sobre raios dourados, representação entalhada a meio relevo com douramento.
A porta está ligada ao corpo poligonal por dobradiças; tem fechadura a eixo, no extremo oposto.
A cobertura é em cúpula seccionada ao meio, no sentido vertical; tem ao centro cacho de uva e espigas de trigo. Remata superiormente a porta do sacrário, um par de cabeças de anjo aladas entalhadas e douradas.
Origem/Historial: Ver a referência a este Sacrário como peça proveniente da Sé - e mencionado no Inventário dos Bens do Extinto Convento de N.ª S.ª da Misericórdia da Ordem de S. Domingos de Aveiro, após a sua extinção por decreto de 28 de Maio de 1843.
Incorporação: Transferência por disposição legal. Proveniente da Igreja da Sé, Aveiro
Bibliografia
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.