Técnica: Prata fundida, cinzelada, gravada e parcialmente dourada
Dimensões (cm): Comp. 3,2 x Alt. 6,8 x Larg. 2,3
Descrição: Roca / apito em prata gravada e cinzelada constituída por um arco formado de volutas com quatro guisos de gomos pendentes. As extremidades inferiores do arco são ligadas por um travessão sobre o qual gira um tambor octogonal decorado com duas estrelas de oito bicos e motivos vegetalistas gravados. No corpo do apito, uma argola para suspensão. Fita de algodão.
Origem/Historial: Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, encontrava-se no Quarto da rainha D. Maria Pia onde foi arrolada sob a verba S 346. Estava então guardado numa caixa com outros objectos tendo sido descrito como: "Ruge-ruge de prata com quatro guisos e um tamborete ao centro, tudo dentro d'uma armação do feitio d'uma lyra, com o pé formado por um pequeno apito, com uma argola que se liga num pequeno trancelim branco" (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911, fls. 498 e 498v.)
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
A Criança nas colecções dos Palácios Nacionais da Ajuda e de Queluz. Lisboa: Ministério das Finanças, S.E.F. - D.G. do Património, 1979
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911
Exposições
A Criança nas colecções dos Palácios Nacionais da Ajuda e de Queluz