Descrição: Cobertura em madeira entalhada e dourada, de perfil semi-circular e traçado geométrico gerado a partir da divisão (em dez panos de pilastres) das paredes laterais.
Cada parede dá origem a cinco "lunetas" ou óculos em arco, sendo estes preenchidos por relevos representativos de alegorias (virtudes) em torno da vida de Sta. Joana (em nº total de 6) e quatro envidraçados.
A grelha decorativa do tecto é organizada segundo formas circulares secante... Ver maiss, geradas a partir das arestas das lunetas. As formas em círculo completo definem a faixa central intersectando-se continuamente entre eles e definindo uma linha média de onde pendem três bocetões (prismas octogonais com base invertida e vértice seccionado por remate em forma de pinha). A cada zona lateral da cobertura correspondem quatro semi-círculos de onde partem quatro tarjas paralelas (aduelas do tecto ou cintas) entre si e transversais (perpendiculares relativamente às paredes), formando a ligação entre as zonas laterais da cobertura.
No ponto de união entre estas aduelas e os segmentos de arco intercalares (semi-arcos laterais) surgem figuras em alto-relevo de anjos herculíneos, que sugerem pela posição dos braços, mãos e cabeças, serem estes os elementos de suporte espacial da cobertura. Remate inferior segundo cornija (moldura horizontal saliente) na junção da parede com o tecto.
Origem/Historial: Do risco e da encomenda da obra de talha do retábulo da Capela-mor
À época de setecentos, encomendaram a obra de Talha da Capela-mor aos mestres entalhadores António Gomes e José Correia, ambos do Porto, tendo a obra sido ajustada em Fevereiro de 1725 . E execução da Talha está em proporção com o espaço arquitectónico da Igreja intervindo na modelação e na definição deste templo. A talha, coberta de ouro, foi encomenda das Religio... Ver maissas do Convento de Jesus de Aveiro, as quais em contrato registaram o preço do ajuste segundo os seus componentes : “armação, retábulo, tribuna, tecto, ilhargas da capela, “com os candeeiros (anjos candelários?), credências, presbitérios, degraus, frontal” e outras pertenças. Tudo devia ser feito na forma da talha e obra da capela-mor da Igreja das Freiras de São Bento da Avé - Maria, do Porto”. (...) redigiu os apontamentos o mestre António Gomes.” Mais, “o preço do contrato da talha da Capela-mor de Jesus foi de três mil cruzados e trezentos mil réis” .