Técnica: Trabalho de marcenaria e entalhamento da madeira.
Dimensões (cm): Alt. 78 x Larg. 82 x Prof. 73
Descrição: Peça paralelepipédica em madeira entalhada, dourada e policromada imitando pedras de mármore de tons azul e verde; é organizada segundo três faces envidraçadas, as laterais esq./dir. e a principal.
A face principal é organizada segundo uma moldura de secção elíptica com o eixo maior de leitura horizontal (...).
Os cantos da maquineta são facetados e decorados com pequenos elementos arquitectónicos tipo "quartelão" com pé avançado e remate em "segmento" de cornija ou entablamento avançado. As faces laterais têm secção rectangular; o fecho ou remate da peça sobrepõe-se à caixa em forma de cúpula, recortada e entalhada com ornato em friso dourado de folhagem de acanto. A estrutura-base é a de um prisma truncado superiormente e com base rectangular; nota-se cavidade do topo, onde falta peça de fecho, elemento tipo cruz/ou ornato vegetalista.
Origem/Historial: L.C.I,28-31:
"Ao entrar em casa o anjo disse-lhe: Salvé. Ó cheia de graça, o senhor está contigo. Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria a sí própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: Não tenhas receio, Maria, pois achaste a graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um Filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e chamar-se-à Filho do Altíssimo."
Incorporação: Transferência por disposição legal. Proveniente do Convento das Salésias, Lisboa.
Consta do livro de inventário de 1922: nº61, pág.13; 1942: nº 243/200
Bibliografia
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960