Frasco
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 45765/A
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1850/1891
-
-
Técnica: Vidro soprado? Esmaltes.
-
Dimensões (cm): Alt. 8,4(sem rolha); 10,5(com rolha) x Diâm. 5,8(base)
-
Descrição: Frasco de forma bulbosa; colo cilíndrico e estreito; bordo aberto; rolha em forma de botão semi-achatado encimado por um outro botão, esférico e de menores dimensões; fio de vidro na secção inferior do colo. Decoração no bojo composta por armas em fantasia, esmaltadas polícromas, e na face oposta por motivo floral (ramo da planta "muguet" ou lírio do vale), esmaltado a branco e com diferentes tonalidades de verde. Mosquetas relevadas, a esmalte branco opaco, dispostas circularmente na secção inferior do bojo, junto à base, na secção superior, junto ao colo e na rolha, ao centro.
Etiqueta com número do Arrolamento no bojo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, esta peça encontrava-se guardada na Pequena Arrecadação no piso térreo. O frasco é inventariado em conjunto com o cesto.
A "Relação dos Objectos da Sala Azul. 21 de Agosto de 1891" (arquivo do PNA, cota 9.5.1. caixa 1, documento número 1183), faz referência a este conjunto: "1 garrafinha de vidro d'entro d'um cesto". Há ainda outra referência no "Inventário da Sala Azul. 10 de Fevereiro de 1898" (arquivo do PNA, cota 8.6.1 (2), caixa 1, documento 11): "1 frasco de vidro verde, com um escudo com a coroa real, dentro d'um cesto de metal imitando palha".
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 3, 1911