Técnica: Prata fundida, cinzelada, gravada e dourada
Dimensões (cm): Alt. 2,9 x Larg. 15,4 x Prof. 3,1
Descrição: Pinça de açucar em prata dourada constituída por duas hastes em forma de "U" formando mola. As hastes apresentam, de ambos os lados, uma reserva oval, em prata branca, com as armas de aliança de Portugal e Sabóia coroadas e rematam na extremidade inferior com motivo em garra cinzelado . A parte superior ostenta o monograma "MP" (Maria Pia), gravado.
Origem/Historial: "A baixela de prata da Casa Veyrat, constituída hoje por duzentas e sessenta e uma peças, terá sido trazida de Itália por D. Maria Pia quando veio para Portugal para casar com o rei D. Luís I, em 1862. Este serviço, “conhecido pelo nome de prata do casamento”, conservou-se no Palácio da Ajuda e faz hoje parte do seu acervo. Destino diferente teve o centro de mesa deste conjunto, entregue pela própria soberana ao Banco de Portugal no início do séc. XX, como garantia de empréstimos bancários que contraiu. Em Julho de 1912, já em plena República, foi vendido no célebre leilão das Jóias e Pratas que pertenceram à falecida rainha D. Maria Pia. O seu paradeiro permaneceu desconhecido até Dezembro de 2014, altura em que reapareceu no mercado de antiquariato e arte e foi adquirido pela Direcção-Geral do Património Cultural para reintegrar o acervo do Palácio Nacional da Ajuda" (MARANHAS, 2015:113).
A referida baixela encontra-se em vias de classificação como bem de interesse nacional (dito "tesouro nacional"), nos termos do nº 5 do artigo 25º da Lei nº107/2001, de 8 de setembro, ficando, por inerência, a constar do inventário, conforme disposto no nº 6 do artigo 19º do mesmo diploma.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Paris, França
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911
BEUQUE, Emile - Dictionnaire des Poinçons officiels français & étrangers (...), Tome I. Paris: F. de Nobele, 1984
MARANHAS, Teresa - A Baixela de prata da Casa Veyrat para a rainha D. Maria Pia. Um serviço de mesa emblemático no acervo do Palácio Nacional da Ajuda, in ARTis ON, Artes Decorativas (dir. Vítor Serrão), [Em linha]: ARTIS, Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2015. Disponível em http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao