Copo com asa
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 45648
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Pintor (Vidreiro)
-
Datação: 1862/1905
-
-
Técnica: Vidro soprado. Dourado. Esmaltes polícromos.
-
Dimensões (cm): Alt. 11,4 x Diâm. 6,8(copa)
-
Descrição: Copo com asa, métrico; forma troncocónica invertida; largas caneluras dispostas na vertical e impressas pelo interior; asa circular, assente na seccção inferior do bojo. Vidro transparente verde com decoração esmaltada polícroma, composta por brazão, com leão rompante, e encimado por coroa mural de vila. Apontamentos vegetalistas, esmaltados, simetricamente dispostos entre si e em redor das paredes do bojo com pequenas flores de 4 pétalas, brancas com o interior vermelho, intercaladas por mosquetas brancas. Friso de mosquetas de esmalte amarelo, relevadas, junto ao bordo e na asa. Do lado oposto ao brazão, junto à asa, sistema métrico gravado: 5 pequenos traços gravados horizontalmente, cada um deles encimado pela numeração igualmente gravada, sem polimento, e sequencial 50, 100, 150, 200 e 210 gr.
Etiqueta com número de Arrolamento no bojo, junto ao bordo. Foi arrolado em conjunto com a peça inv.45647
-
-
Origem/Historial: Conforme o Arrolamento do Palácio da Ajuda, este copo encontrava-se guardado na denominada Sala Grande / Arrecadação, perto da sala da ceia. no andar nobre.
Faz parte de um par de canecas e está descrito como:"Duas canecas de cristal, uma maior (...) e outra, verde, com um brazão, tendo um leão em cima prateado, e coroado, sob um campo vermelho e três faixas brancas, paralellas, uma coroa de castelos por cima, flôres de pétalas brancas com um ponto branco ao centro e pontos brancos intermeados, tudo em relevo em volta do bordo, e na aza, pontos amarelos, graduada de 50 a 210, para águas."
A rainha Maria Pia passou temporadas em Carlsbad, na Boémia, para tratamentos termais onde terá adquirido esta peça.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Carlsbad (Karlovy Vary). Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912