Copo com pé/ Conjunto de Amostras
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22933/4
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador.)
-
Datação: 1862/1900
-
-
Técnica: Vidro soprado. Gravado. Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 15,4 x Diâm. 9(bocal); 7,4(base)
-
Descrição: Copo com pé; base circular; pé cilíndrico, facetado, encimado por botão esférico, lapidado e ladeado por filetes dourados; copa em forma de sino. Vidro transparente incolor com decoração na copa composta por motivos vegetalistas (ramagem, longas folhas e 3 flores), gravadas e douradas. Friso de padrão geométrico (ovais ladeadas por tracejado) igualmente gravado e dourado na base, ao centro. Duplo filete dourado na base e no bordo da copa. Armas de aliança de Portugal e Saboia (Itália) envoltas em manto de arminhos e encimadas por coroa real na copa.
Etiqueta com número de Arrolamento no pé.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do Palácio da Ajuda, este conjunto encontrava-se na denominada Casa a seguir ao Passadiço no piso térreo. Está identificado como conjunto de amostras de vidro da Boémia enviadas à rainha D. Maria Pia. Deste conjunto faz parte uma caixa de madeira que está actualmente por localizar, perfazendo um total de 19 peças: 18 copos e a caixa.
Todos os copos estão númerados sequencialmente de 1 a 18 com uma etiqueta circular, com a marca da fábrica de Karlsbad de um lado, e do outro o número da amostra, manuscrito a tinta preta. Aro de metal em volta da etiqueta e presa a cada um dos copos por um cordel.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 57856 a 57867; Denominação: Serviço para Bebidas; Localização: PNA-Museu
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Karlsbad
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 6, 1911