Copo/ Conjunto de Amostras
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22933/18
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador.)
-
Datação: 1862/1900
-
-
Técnica: Vidro soprado. Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 11,3 x Diâm. 7,5(bocal); 4,8(base)
-
Descrição: Copo de fundo raso; forma troncocónica invertida. Vidro transparente incolor. Secção inferior com estrangulamento, facetada com remate em ponta de lança; junto à base, em cada uma das facetas, decoração composta por aleta dourada, relevada. Secção superior da copa, junto ao bordo, decorada por friso de aletas douradas, relevadas. Dois (2) monogramas da rainha D. Maria Pia encimados por coroa real, ao centro da copa, em lados opostos, sendo um dourado e o outro esmaltado polícromo. Filete dourado no bordo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do Palácio da Ajuda, este conjunto encontrava-se na denominada Casa a seguir ao Passadiço no piso térreo. Está identificado como conjunto de amostras de vidro da Boémia enviadas à rainha D. Maria Pia. Deste conjunto faz parte uma caixa de madeira que está actualmente por localizar, perfazendo um total de 19 peças: 18 copos e a caixa.
Todos os copos estão númerados sequencialmente de 1 a 18 com uma etiqueta circular, com a marca da fábrica de Karlsbad de um lado, e do outro o número da amostra, manuscrito a tinta preta. Aro de metal em volta da etiqueta e presa a cada um dos copos por um cordel.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 57856 a 57867; Denominação: Serviço para Bebidas; Localização: PNA-Museu
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Karlsbad
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 6, 1911