Quadro Storico. Amedeo VI soprannominato il Conte Verde, mentre recasi per la gloriosa spedizione d'Oriente è risevuto in Treviso da Leonardo Dandolo e dalla popolazione con pubbliche feste edonori...
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 656
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: 1862
-
Suporte: Papel
-
-
Dimensões (cm): Alt. 37,5 x Larg. 29,1
-
Descrição: A aguarela representa, no primeiro plano, á esquerda, uma pequena multidão de povo, nobres e clero, saudando Amadeu VI, que, ao centro, se aproxima, num cavalo branco, acompanhado por outros cavaleiros que ocupam também o lado direito da composição. A cena passa-se numa praça, delimitada por grandes edifícios, à esquerda, ao fundo e à direita, deixando aberto o ângulo direito mais afastado, por onde se vê o plano seguinte, com mais gente e arquitecturas. Por toda a parte esvoaçam bandeiras e pendões com as armas de Sabóia. Tudo sob um céu azul, muito nublado.
-
-
Origem/Historial: A peça integra a caixa-álbum, inv. 637.
Trata-se de um presente de casamento oferecido a D. Maria Pia, em 1862.
Conforme o Arrolamento Judicial, estava na Sala Rosa, sobre uma mesa, tendo sido então inventariada sob a verba P 244. Mais tarde foi colocada na Sala Azul e, depois, no Quarto de D. Luís. Finalmente, foi transferida para as reservas, onde se mantém.
-
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911