Dimensões (cm): Alt. 16,5 x Diâm. 6(base); 4,3(bocal)
Descrição: Licoreiro (2) de base circular, forma bojuda, colo circular, bocal aberto. Vidro transparente incolor. Decoração gravada, sem polimento, composta por padrão de estilo renascentista com aves e ramagens floristadas. Iniciais entrecruzadas dos reis D. Luís e D. Maria Pia no bojo, ao centro. Tem rolha (ver "origem").
O licoreiro inv.nº22906/33 apresenta etiqueta com número de inventário judicial e a inscrição "(São 2)".
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda este serviço encontrava-se guardado na denominada Arrecadação das Pratas e Loiças de D. Maria Pia no piso térreo.
Estes 2 licoreiros têm rolha. As rolhas do serviço foram inventariadas separadamente por não ter sido possivel fazer a correspondência entre cada uma das rolhas e as respectivas garrafas.
O licoreiro inv.nº22906/35 é identico a estes mas apresenta um número de inventário judicial diferente.
Arquivo do PNA com documentação relativa a este serviço e que o caracteriza da seguinte forma:
- serviço de mesa pertencente à Rainha D. Maria Pia
- serviço nº5
- serve 13 pessoas
- cota 10.2.2., caixa 1, Real Tesouro e Real Mantieiria; Relação de Louças, Pratas e Vidros; sem data: "Vidros de S. M. a Rainha/ Serviço nº5 - Lavrados com corôa e M.L. / 13 pessoas".
- cota 5-II-5 (164), Relação dos Serviços de Vidro; Livro dos Serviços de Vidro; Janeiro de 1907, folha 19 e 20: "Serviço de vidros nº5, Lavrados, corôa e M.L./ 13 pessoas".
- cota 5-II-1 (b), Inventário pratas, louças, etc., folha 51: "Vidros, lavrados, com corôa e M.L., pertencentes a S.M. a R. a Senhora D. Maria Pia (Armário nº5)". [Segundo o inventário, este serviço já se encontrava em arrecadação a 1 de Junho de 1894).
- cota: 10.2.2., caixa 2, documento nº33, sem data; Relação dos Serviços de Vidro em Arrecadação no Palácio Nacional da Ajuda. [Esta relação tem comentários feitos a lápis com a seguinte informação: "Vienna - mtº rico". Uma das colunas destina-se a enumerar os "vidros que se precisa" por forma a que o serviço passe a servir 60 pessoas).
Foi localizada uma factura da loja "J & L Lobmeyr" (Torre do Tombo, A.H.M.F. Casa Real, Caixa 7329), datada de 25 de Outubro de 1888, com a aquisição deste serviço. Há outra factura (idem, cx. 7004), datada de 3 de Maio de 1889, novamente com a descrição correspondente a este serviço (parece tratar-se de uma 2ª via da primeira factura emitida em 1888). Está identificado como serviço de mesa em cristal liso da boémia, gravura antiga, serviço nº 54. A factura é acompanhada de uma carta a informar que foram expedidas as 13 caixas com os diversos cristais adquiridos pela rainha por ocasião da sua visita a Viena. O atraso no envio da encomenda é justificado pela demora da casa Lobmeyr em receber o desenho das armas reais a gravar nas peças.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: J & L Lobmeyr, Viena, Austria
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911