Técnica: Vidro soprado e soprado para molde; aplicação de fios de vidro; esmaltado polícromo; dourado a frio.
Dimensões (cm): Alt. 20(sem rolha); 28(com rolha)
Descrição: Garrafa (5) sobre o cónico com a base e as paredes oitavadas; ombros ligeiramente redondos encimados por fio de vidro de onde pendem 8 lágrimas; colo cilíndrico com bocal aberto; rolha com esfera levemente achatada e decorada por protuberâncias e rematada por lágrima. Decoração no bojo, acima do centro, composta por mosquetas em esmalte branco e par de filetes dourados preenchidos por mosquetas douradas, seguido de padrão estilizado dourado de volutas e aletas interligados. Armas de aliança de Portugal e Saboia encimadas por coroa real no bojo, ao centro. A meio do colo repete-se a decoração de mosquetas em esmalte branco e faixa dourada.
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas da Rainha D. Maria Pia no piso térreo. Refere a existência de 17 garrafas para vinho.
Encontram-se no arquivo do Palácio Nacional da Ajuda, inventários da real mantieiria (cotas: 5.II.1(b) e 10.2.2., caixa1) que fazem referência a este serviço e que o caracterizam da seguinte forma:
- serviço de mesa pertencente a S. M. a Rainha D. Maria Pia
- serviço registado com o número 17, antigo número 27 (Real Tesouro e Mantieiria, Relação de Vidros, 10.2.2, caixa 1, folha 52)
- serviço arrumado no armário número 27 (Inventário de louças e pratas, 5.II.1(b), folha 131)
- serve 47 pessoas
- é composto por: copos para água, copos para rheno, copos para bordeaux, copos para madeira, copos para porto, copos para licor, taças para champanhe, tijelas para fines-glass, pratos das ditas, garrafas para vinho, rolhas das ditas, jarros feitio de garrafas.
- APNA, 10.2.2.,doc.15., s.d. (1901?) Relação do Serviço de Cristal de Murano. s/d. Papel timbrado "Paço D'Ajuda", com a referência a aquisição da compra de um serviço de cristal de Murano para 50 lugares, na "Compagnia Venezia Murano / Vetri ed Musaici / Campo de S. Vio, Canal Grande /Vicino al Acca.a / Venezia"
- APNA, Real tesouro e Manteeiria, Cx.2, 21, Doc. 2265: Relações das quantidades existentes nas diversas secções dos Palácios da Ajuda, Sintra e Estoril (Pratas, Vidros Loiças, etc). :"Veneza./ Vidros nº27 com dourado e pintas na borda e armas reais no pé, vindos do estrangeiro a 24-04-1903"
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano/Veneza, Itália
Bibliografia
Inventário Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, Volume 5. Lisboa: Agosto de 1911
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"