Técnica: Vidro soprado e soprado para molde; aplicação de fios de vidro; esmaltado polícromo; dourado a frio.
Dimensões (cm): Alt. 23
Descrição: Jarro (6) sobre o cónico com a base e as paredes oitavadas; ombros ligeiramente redondos encimados por fio de vidro de onde pendem 8 lágrimas; colo cilíndrico com bico largo e contracurvado; asa em forma de aleta que assenta na secção superior do bojo onde é rematada por aplicação de vidro em forma de carranca transparente incolor e dourada (polvilhada). Decoração no bojo, acima do centro, composta por mosquetas em esmalte branco e par de filetes dourados preenchidos por mosquetas douradas, seguido de padrão estilizado dourado de volutas e aletas interligadas. Armas de aliança de Portugal e Saboia encimadas por coroa real no bojo, ao centro. A meio do colo repete-se a decoração de mosquetas em esmalte branco e faixa dourada.
Um dos jarros apresenta etiqueta do inventário judicial com a inscrição "São 17".
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial do PNA, este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas da Rainha D. Maria Pia no piso térreo. Refere a existência de 17 jarros para água.
Encontram-se no arquivo do Palácio Nacional da Ajuda, inventários da real mantieiria (cotas: 5.II.1(b) e 10.2.2., caixa1) que fazem referência a este serviço e que o caracterizam da seguinte forma:
- serviço de mesa pertencente a S. M. a Rainha D. Maria Pia
- serviço registado com o número 17, antigo número 27 (Real Tesouro e Mantieiria, Relação de Vidros, 10.2.2, caixa 1, folha 52)
- serviço arrumado no armário número 27 (Inventário de louças e pratas, 5.II.1(b), folha 131)
- serve 47 pessoas
- é composto por: copos para água, copos para rheno, copos para bordeaux, copos para madeira, copos para porto, copos para licor, taças para champanhe, tijelas para fines-glass, pratos das ditas, garrafas para vinho, rolhas das ditas, jarros feitio de garrafas.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano/Veneza, Itália
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911
Exposições
A Royal Lunch. A visita a Sintra da Rainha Alexandra do Reino Unido. 24 de março de 1905