Técnica: Vidro soprado e soprado para molde; aplicação de fios de vidro; esmaltado polícromo; dourado a frio.
Dimensões (cm): Alt. 17,2 x Diâm. 8,3(base)
Descrição: Copo com pé (36) de base circular, ligeiramente elevada, com as armas de aliança encimadas por coroa real, douradas e esmaltadas polícromas; pé circular encimado por botão esférico com caneluras oblíquas; copa cónica oitavada; secção inferior da copa com fio de vidro em forma de lágrima em cada uma das facetas. Decoração, na secção superior do bojo, composta por mosquetas em esmalte branco e par de filetes dourados preenchidos por mosquetas douradas com apontamentos esmaltados a verde e vermelho, seguido de padrão estilizado dourado de volutas e aletas interligados.
Origem/Historial: Segundo o inventário judicial do PNA, este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas da Rainha D. Maria Pia no piso térreo.
Encontram-se no arquivo do Palácio Nacional da Ajuda, inventários da real mantieiria (cotas: 5.II.1(b) e 10.2.2., caixa1) que fazem referência a este serviço e que o caracterizam da seguinte forma:
- serviço de mesa pertencente a S. M. a Rainha D. Maria Pia
- serviço registado com o número 17, antigo número 27 (Real Tesouro e Mantieiria, Relação de Vidros, 10.2.2, caixa 1, folha 52)
- serviço arrumado no armário número 27 (Inventário de louças e pratas, 5.II.1(b), folha 131)
- serve 47 pessoas
- é composto por: copos para água, copos para rheno, copos para bordeaux, copos para madeira, copos para porto, copos para licor, taças para champanhe, tijelas para fines-glass, pratos das ditas, garrafas para vinho, rolhas das ditas, jarros feitio de garrafas
- APNA, 10.2.2.,doc.15., s.d. (1901?) Relação do Serviço de Cristal de Murano. s/d. Papel timbrado "Paço D'Ajuda", com a referência a aquisição da compra de um serviço de cristal de Murano para 50 lugares, na "Compagnia Venezia Murano / Vetri ed Musaici / Campo de S. Vio, Canal Grande /Vicino al Acca.a / Venezia"
- APNA, Real tesouro e Manteeiria, Cx.2, 21, Doc. 2265: Relações das quantidades existentes nas diversas secções dos Palácios da Ajuda, Sintra e Estoril (Pratas, Vidros Loiças, etc). :"Veneza./ Vidros nº27 com dourado e pintas na borda e armas reais no pé, vindos do estrangeiro a 24-04-1903"
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Murano/Veneza, Itália
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.
Exposições
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa"
Palácio Nacional da Ajuda
20/7/2015 a 29/11/2015
Exposição Física
A Royal Lunch. A visita a Sintra da Rainha Alexandra do Reino Unido. 24 de março de 1905