Galheteiro
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 641
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Faiança pintada
-
Dimensões (cm): Alt. 24,5 x Larg. 17,3
-
Descrição: Galheteiro de secção quadrangular de perfil curvo, possuíndo quatro aberturas circulares destinadas a galhetas amovíveis; repousa sobre quatro pés triangulares com decoração relevada de folhas de acanto. Corpo vazado num esquema decorativo a azul, que compreende o encadeamento de cartelas formadas por dois CC dispostos assimetricamente, unidos entre si, por flor; os rebordos inferior e superior, em ressalto, são pintados a azul.
Ao centro el...
Ver maiseva-se uma pega de forma cilíndrica, cintada junto à base, com rebordo ressaltado e terminando em argola com decoração vegetalista relevada; a decoração da pega ocupa a metade superior, com quatro faixas longitudinais preenchidas com sucessão de SS invertidos, das quais pendem folhas.
GALHETAS: Forma de urna, colo elevado e estrangulado, bico acentuado e asa saliente, de perfil auricular, em meia cana. O recipiente do sal repete a forma das galhetas, sendo rematado superiormente por calota esférica com pequenos orifícios. A decoração repete-se nos três recipientes: filetes concêntricos acentuam o frete, colo e bordo; colo com decoraçação de folhas de várias espécies; o recipiente especieiro apresenta forma de urna com acentuação no frete, colo elevado estrangulado interrompido por anel relevado com faixa concêntrica azul e no bojo repete o mesmo esquema decorativo dos restantes contentores, mas com proporções mais reduzidas; tampa de encaixe em calota rebaixada com aba ressaltada acentuada por faixa concêntrica azul; pega em forma de flor relevada. Fechar
-
-
-
-