Nossa Senhora

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 57713
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Vidros
  • Autor: Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador.)
  • Datação: Século 1837/1846
  • Técnica: Vidro lapidado. Técnica de “Crystallo Ceramie”.
  • Dimensões (cm): Alt. 10,8 x Larg. 5,2 x Esp. 2
  • Descrição: Placa de vidro, rectangular com cantos cortados, tendo, no interior, uma imagem de Nossa Senhora com o Menino ao colo, de pé, sobre uma nuvem, com querubins. A imagem, em baixo relevo, é feita em pasta de porcelana branca. Os bordos do anverso são facetados e decorados por um friso ovalado. O fundo da placa é lapidado em ponta de diamante invertido. A placa está inserida num suporte de metal, tendo uma argola na parte superior.
  • Origem/Historial: A peça tem no verso duas etiquetas coladas de números de inventário que aguardam uma identificação pelo doador. A Real Fábrica de Porcelana, Vidro e Processos Chímicos (Vista Alegre) foi fundada pelo eminente industrial portuense José Ferreira Pinto Basto (1774-1839) em 1824. Após a publicação do primeiro catálogo ilustrado em 1829 que mostrava já cerca de 260 modelos de diversas tipologias, a produção da Vista Alegre deu início a período de grande aperfeiçoamento técnico e laboração intensiva. Começam a aparecer os vidros moldados de onde sobressaíram os copos e pratos com incrustações de camafeus cerâmicos. Decoração revivalista muito em voga na Europa desde o período do 1º Império em França, a técnica do camafeu incrustado ou “Cristallo Ceramie” foi aperfeiçoada pelo britânico Appley Pelat que a patenteou em 1819. A secção de vidros da Vista Alegre foi dirigida de início e até 1826 por um inglês, Francisco Miller, vindo da fábrica do Covo, seguido de João Cruz e Costa (1826-1854). Nesse mesmo ano de 1826, foi contratado um lapidário também inglês, Samuel Hugues que instruiu bons discípulos. Mas foi sobretudo no período compreendido entre 1837 e 1846, que a fábrica aumentou a produção de peças de vidro e cristal, de qualidade superior, rivalizando com as de produção britânica. Para além das que foram realizadas com figuras religiosas e escritores, a Vista Alegre fabricou peças com a efigie de D. Maria II e outras, alusivas a figuras do regime liberal, como seu pai, D. Pedro IV, e o Duque de Palmela.
  • Incorporação: Doação de Américo Barreto
  • Centro de Fabrico: Ílhavo

Bibliografia

  • Lamas, Arthur.,Medalhas Portuguesas e Estrangeiras referentes a Portugal, Lisboa, Tipographia de Adolpho de Mendonça, 1916, nº 126.
  • Valente, Vasco., O Vidro em Portugal, Porto, Portucalense editora, 1950.
  • Mendes, José Amado., História do Vidro e do Cristal em Portugal, Lisboa, Edições Inapa, 2002.
  • https://www.britannica.com/art/crystallo-ceramie (consulta em 01-09-2019)
  • http://www.casa-museumedeirosealmeida.pt/pecas/vidros-com-camafeus-1837-1846/ (consulta em 26-09-2019)

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