Técnica: Porcelana pintada a dourado; marcas impressas a tinta verde e vermelha. Parafuso em metal.
Dimensões (cm): Alt. 2,7 x Diâm. 13,2
Descrição: Prato com pé, de porcelana branca com decoração dourada; forma circular com centro em circulo relevado limitado por filete, tendo ao centro as armas da aliança de Portugal e Saboia em pavilhão com panejamentos, laços e lambrequins, encimadas pela coroa real. O bordo é levantado e revirado formando aba estreita com filetes; pé circular alto com filetes dourados na base e na parte superior. Na base tem o monograma, a cor verde, de D. Maria Pia: dois "PP" afrontados sob um "M", coroado. O prato é preso ao pé por um parafuso de metal.
O prato tem a função de apoiar potes de créme.
Origem/Historial: Esta peça faz parte de um serviço de jantar, chá e café, encomendado (entre os finais do ano de 1862 e o ano de 1865) à Real Manufactura de Sèvres, conforme registo no Arquivo da citada Manufactura; neste registo a encomenda, datada de Novembro 1865, é destinada a "Sa Magesté la Reine de Portugal".
Segundo o registo da factura de Sévres, a encomenda compreendia um serviço de jantar, chá e café decorado a ouro com as armas da aliança coroadas, composto de: 18 pratos de sopa, 72 pratos rasos, 36 pratos de entrada, 36 pratos de sobremesa, 1 saladeira, 18 potes de sumo com tampa, 2 pratos para apoio dos potes de sumo, 12 chávenas de café, chá e chocolate. Além desta tipologia do serviço, na encomenda são incluidas peças (não identificadas) com características decorativas diferentes, designadamente, 1 chávena de café com decoração a ouro e flores, 3 pratos com decoração de flores e crianças.
No Inventário Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, de 1911, refere que: "todas estas peças têm o monograma de D. Maria Pia, a verde, e coroa, e fazem parte do serviço que ella trouxe para o casamento".
Este serviço de porcelana francesa possivelmente faz parte de um conjunto de encomendas, onde se inclui a Baixela Veyrat ou a chamada Baixela do casamento, que foram remetidas para o Palácio da Ajuda em 1865, estando incluidas numa verba destinada ao enxoval de D. Maria Pia (embora tenham sido postomas ao casamento real, celebrado em 27 de Setembro de 1862).
Incorporação: Desconhecido (Fundo antigo)
Bibliografia
"The Campbell Museum Collection". New Jersey: Camden, 1969