Jarra/ Serviço de Toucador
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22912/7
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador.)
-
Datação: 1895/1905
-
-
Técnica: Vidro soprado (soprado para molde?).
Gravação profunda ("eckentiefgravur").
-
Dimensões (cm): Comp. 11,5 x Alt. 25,8 x Larg. 11,5 x Esp. 0,9
-
Descrição: Jarra de forma quandrangular, assente sobre 4 pés, pouco elevados. Vidro transparente incolor. Decoração, que cobre quase a totalidade da peça, composta por motivos florais (lírios e respectiva folhagem alongada), gravada em profundidade, sem polimento. Secção inferior do bojo com sucessão de traços ondeados, gravados. Fundo da decoração, na secção superior, com padrão do tipo "colmeia" impresso.
Etiqueta com número de Arrolamento e a indicação "Floreira" junto ao bordo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia, piso térreo. O mesmo inventário refere a existência de mais 3 frascos que provavelmente foram levados para o Estoril. A peça vem descrita como:" Floreira de quatro pés e quatro lados, altamente encorpados, a que o registo chama depósito."
Há na colecção do PNA outras peças com o mesmo tipo de técnica de gravação profunda e vidro espesso e de temas decorativos, algumas das quais identificadas como sendo originárias da fábrica de vidros Moser, Boémia.
No Livro dos Serviços de Vidro datado de Janeiro de 1907 vem descrito como o serviço nº19, com "Flores embutidas, coroa e monograma".iVêm incluidas as tipologias que na altura do inventário se encontravam no Estoril, nomeadamente uma caixa pequena alta com tampa, uma caixa e respectiva tampa, de tamanho inferior, para sabonetes, uma caixa grande com tampa, 2 caixas para esponjas e respectivas almas.
Inventário pratas, louças, etc.: "Vidros para toilette, tendo flores embutidas, corôa e monograma pertencente a S. M. a Rainha D. Maria Pia (armário nº12)". Estavam em arrecadação a 5 de Janeiro de 1898. A 31 de Dezembro de 1898 deu baixa a rolha de um dos frascos (passando de 32 peças para 31 no total).
Objectos relacionados:
Jarra, PNA Invº 45553
Jarra, PNA Invº 2360
Jarra, PNA Invº 3672
Jarra, PNA Invº 45547
Serviço para bebidas, PNA Invº22890
Serviço para bebidas, PNA Invº22946
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911
- MERGL, Jan; PÁNKOVÁ, Lenka - Moser: Joya del Cristal de Bohemia. Catálogo de Exposición. Madrid: Emersa, 2000
- MERGL, Jan; PÁNKOVÁ, Lenka - Moser: Joya del Cristal de Bohemia. Catálogo de Exposición. Praga, Rep. Checa: 2000