Saleiro/ Conjunto de Saleiros
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22954/7
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1898/1901
-
-
Técnica: Vidro moldado? Dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 4,6 x Diâm. 6,1
-
Descrição: Saleiro de forma semi-circular, assente sobre três (3) pés em voluta, estriados e a imitar conchas do mar na extremidade que faz a junção à taça; divisória central encimada por pega circular em vidro torcido (partida). Filete dourado no bordo. Monograma da rainha D. Maria Pia no bojo, ao centro.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, este conjunto encontrava-se guardado nas denominadas Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia e Sala de Jantar e suas dependências, piso térreo. O mesmo inventário refere que um dos saleiros apresenta a pega partida.
Na Biblioteca do PNA-Museu foi localizada uma relação de vidros (sem data, armário nº10, 2ª prateleira, cota 10.2.2) que faz referência a este conjunto de saleiros (registado com o nº28) e identifica-o como tendo sido adquirido pela rainha D. Maria Pia na fábrica de Moser, Boémia, por ocasião da sua viagem à Europa em 1901. Há possivelmente uma outra referência integrada nas "Relações diversas de encomendas feitas em Karlsbad em 1901 - loiças, vidros, carteiras, etc.", cota 4.2.2. (1927). Uma das relações tem a seguinte indicação: "Caza da fábrica loja (...) saleiros pequenos redondos, frisos d'ourado e repartição para 12 pessoas".
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 22955; Denominação: Conjunto de Saleiros; Localização: PNA-Museu
Nº de inventário: 56864 a 56868; Denominação: Conjunto de Saleiros; Localização: PNA-Museu
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Karlsbad, Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 3, 1911
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911