Taça
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 55399
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador.)
-
Datação: 1862/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado. Moldado. Lapidado.
-
Dimensões (cm): Alt. 9,5 x Diâm. 28,2 x Esp. 1
-
Descrição: Taça de forma circular com a secção superior abrindo para fora. Vidro (cristal) transparente incolor. Decoração composta por motivos geométricos, lapidados, pelo exterior, com acentuada profundidade. Reverso da base com flor de 6 pétalas, seguida de padrão composto por losangulos, intercalados por 6 rosáceas que por sua vez dão lugar a padrão em forma de "V", gomado (tipo leque aberto), que se prolonga até ao bordo, tornando-o recortado. Alguns dos elementos decorativos foram lapidados em ponta de diamante.
Etiqueta com número de Arrolamentol ilegível, no interior da taça, junto ao bordo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda, esta taça encontrava-se guardada na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia, piso térreo. Está descrito como:" Prato de cristal, fundo, com os recortados em forma de leques, com um lapidado fundo por fora, e depois seis rosaceas lapidads, iguaes, e o resto do fundo em differentes xadrezes, sendo seis iguaes e seis iguaes, trez a trez, tudo fundamente lapidado e formando o prato todo uma rosacea.".
Uma relação de vidros (sem data) faz referência a um prato concavo que podrá corresponder a esta taça (registado com o nº26); está inserida num rol de peças que estão identificadas como tendo sido adquiridas pela rainha D. Maria Pia na fábrica de Moser, Boémia, por ocasião da sua viagem à Europa em 1901.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911