Técnica: Prata fundida, cinzelada, recortada e vazada
Dimensões (cm): Alt. 8 x Diâm. 27,5
Descrição: Caixa de forma circular em prata lisa. Na tampa apresenta aplicado o monograma coroado "MP" (rainha D. Maria Pia, 1862-1911) recortado e vazado. O monograma é moldurado por duas hastes de flores e folhagens atadas por laçaria, cinzeladas e aplicadas. Sob estes motivos apresenta a inscrição gravada: "CITTÁ D' ASTI".
Origem/Historial: Oferta da cidade de Asti à princesa D. Maria Pia de Sabóia, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís I, em Outubro de 1862.
O arquitecto Joaquim Possidónio Narciso da Silva (1806-1896) que a partir daquela data se ocupou de uma nova disposição e decoração das salas do Palácio da Ajuda, sob a orientação da soberana, assinala, em 1865, a presença da referida caixa na Sala Verde, uma “sala reservada de sua magestade a rainha”, onde o que chamava mais a atenção, segundo o seu testemunho, eram os objectos preciosos e as obras de arte que encerrava. Aí se encontrava o busto da princesa Clotilde, irmã de D. Maria Pia, em mármore de Carrara, vários retratos a óleo de membros da família real portuguesa, o do rei de Itália, Vitor Manuel e, sobre o piano, “a dadiva offerecida pelos habitantes de Asti, em testemunho do affecto que consagram a sua magestade a rainha”. Não obstante a simplicidade da peça, Possidónio sublinha o lugar de destaque que a soberana lhe concedeu “ainda que seja de menor valor que as outras prendas, é todavia notável pela estimação que mereceu sendo collocada em logar tão escolhido” (SILVA, 1865: 30).
Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da antiga Casa Real, a caixa conservava-se na mesma dependência dos aposentos da soberana, tendo sido então arrolada sob a verba “Q 419”.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Turim, Itália
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911
SILVA, Possidónio da - Descripção Artistica das novas salas do Real Palacio da Ajuda. Obras mandadas executar por Sua Magestade a Rainha a Senhora D. Maria Pia de Saboia nos seus reaes aposentos. Lisboa: Typographia Portugueza, 1865