Frasco/ Serviço para Bebidas
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 22950/3
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro)
-
Datação: 1898/1901
-
-
Técnica: Vidro soprado. Esmaltado polícromo.
-
Dimensões (cm): Alt. 19,4(com rolha); 15,8(sem rolha) x Diâm. 3,2(bocal); 5(base)
-
Descrição: Frasco de base circular, ligeiramente elevada; forma troncocónica invertida; ombros curvos, pouco acentuados; colo cilíndrico; bocal aberto; rolha esférica. Vidro transparente incolor. Decoração polícroma, no bojo, com friso vegetalista composto por flor dos alpes, folhagem e pequenas flores de pétalas. Monograma da rainha D. Maria Pia, esmaltado policromo (diferentes tons de castanho), com apontamento vegetalista.
Etiqueta com número de Arrolamento no colo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do PNA, este serviço encontrava-se na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia. Está referenciado como fazendo parte de um lote de diferentes serviços para quartos.
Segundo o Inventário Judicial do PNA, este serviço encontrava-se na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia. Está referenciado como fazendo parte de um lote de diferentes serviços para quartos.
Estava descrito como: "Serviço composto d'um prato de cristal sem côr, redondo, com uma grinalda de flores e e folhas de cores no bordo, e no centro o monogramma da Sra. D. Maria Pia, enlaçado com ramos de flores douradas, uma garrafa com rolha, dois copos iguaes com pé em forma de calix, uma garrafa mais pequena e respetiva rolha, um assucareiro e tampa, tudo excepto as rolhas com a mesma decoração e monogramma."
Terá dado entrada na arrecadação a 12 de Junho de 1902.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911
- Inventário Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, Volume 5. Lisboa: Agosto de 1911