Dimensões (cm): Alt. 30(tampa fechada) x Diâm. 14(base)
Descrição: Jarro (5) de forma troncocónica em vidro transparente incolor; montagem em prata, gravada e cinzelada, na base, bocal, tampa, asa e aro em volta da secção superior do bojo, com padrões decorativos geometrizados e de apontamentos vegetalistas. Escudo com as armas de Portugal sob um manto de arminhos, armado em pavilhão, encimado por coroa real, gravado e dourado.
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia. Estão descritos como:"Cinco jarros iguaes, com fundo, aza, uma faixa no collo, boccal e tampa de metal cinzelado no estylo Luiz XV, tendo na frente as armas descriptas."
Arquivo do PNA com documentação relativa a este serviço e que o caracteriza da seguinte forma:
- serviço de mesa pertencente à Rainha D. Maria Pia
- serviço nº4
Este serviço foi utilizado no jantar em honra de S. M. El-Rei de Itália, pelo seu aniversário, a 14 de Março de 1895 e no jantar oferecido aos expedicionários da India a 25 de Junho de 1896 (10.2.2., caixa 4, Relação de Objectos Quebrados).
Foi localizado o orçamento para a compra deste serviço (sem data) e a factura de aquisição da C.ie Cristalleries de Baccarat, Dépôt de Paris, datada de 11 de Abril de 1889. Está identificado por Baccarat: "Service P, mince, uni, filet au bord, au bouton et ou pied, armoiries gravées, dorées, suivant dessin".
Poderá tratar-se de um serviço inicialmente encomendado por ocasião da visita de S.M. a Rainha a Paris em 1888.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Paris, França
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911
BEUQUE, Emile - Dictionnaire des Poinçons officiels français & étrangers (...), Tome I. Paris: F. de Nobele, 1984