Descrição: Queijeira (3) de forma circular; pega composta por botão esférico, ligeiramente achatado e encimado por outro botão, semi-achatado. Vidro transparente incolor. Filetes dourados na pega e reserva dourada no remate de topo. Armas reais gravadas e douradas.
Etiqueta com número de inventário judicial e a indicação "(São 3)" na queijeira invº22909/463.
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento este serviço encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia. Está descrito no Arrolamento:" A f.13 do registo está a relação de vidros sob o nº4, cuja decoração consiste sobre cristal liso, no escudo das antigas arma sportuguesas, sobre um panno d'arminhos encimado por uma corôa, tudo gravado e dourado a dois tons e com filetes dourados nos fundos e nos bordos, asas e bojo ... Ver maisou gargallo, e que está acondicionadono resto das pratelleiras do armárioda mesma casa, na parede norte (...)Estas peças estão descritas como: "Trez pratos e respectivas tampas altas em forma de campanula, para queijo."
Arquivo do PNA com documentação relativa a este serviço e que o caracteriza da seguinte forma:
- serviço de mesa pertencente à Rainha D. Maria Pia
- serviço nº4
Este serviço foi utilizado no jantar em honra de S. M. El-Rei de Itália, pelo seu aniversário, a 14 de Março de 1895 e no jantar oferecido aos expedicionários da India a 25 de Junho de 1896 (10.2.2., caixa 4, Relação de Objectos Quebrados).
Poderá tratar-se de um serviço inicialmente encomendado por ocasião da visita de S.M. a Rainha a Paris em 1888.
Faz conjunto com os pratos de queijeira invº22909/466 a 22909/468.