Descrição: A aguarela representa um casal numa praia. No primeiro plano, à esquerda, está uma cadeira caída na areia. À direita, um jovem de fato escuro e chapéu de côco, está sentado na ponta de uma cadeira-guarita, a conversar com uma senhora, sentada numa cadeira semelhante. Ela enverga um vestido azul, uma capa cor de rosa e um chapéu. Ao fundo, vê-se uma nesga de mar.
Origem/Historial: A aguarela, pintada pela rainha D. Maria Pia, em Sintra, em setembro de 1885, é uma cópia do quadro La Confésion, ou Confésion, do pintor espanhol Vicente Palmaroli y Gonzalez (1834-1896), datado de 1883. Palmaroli passava os verões em Trouville, localidade costeira da moda da burguesia parisiense. Aí pintou muitos quadros com cenas de praia, sendo este considerado um dos melhores. O jovem representado na tela é Vicente Palmaroli Reboulet, filho do pintor, com 14 anos de idade. Foi este quem, em 1931, adquiriu a pintura por 1.000 pesetas, doando-a, por sua morte, ao Museu do Prado.
A aguarela da rainha esteve colocada na 2ª Sala Anexa à Casa-Forte, passando mais tarde para a Sala Verde e, finalmente, para o Corredor D. Luís, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
BENEZIT, E. - "Dictionnaire des peintres, sculpteurs, dessinateurs et graveurs", Vol. VIII. Paris, Gründ: 1976
http://www.foroxerbar.com/viewtopic.php?t=10792
Um olhar real. Obra artístiva da Rainha D. Maria Pia. Catálogo da exposição
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.