Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 596
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Jean-Baptiste Lebas (Marceneiro)
-
Datação: 1729/1795
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada, dourada e estofafda
-
Dimensões (cm): Alt. 98,0 x Larg. 63,0 x Prof. 56,0
-
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira dourada, estofada com seda estampada às riscas, debruada com um cordão de seda creme. Espaldar plano ("à la Reine") de configuração circular, moldurado com talha miuda; cachaço decorado, ao centro, com um laço recortado e saliente.
Braços rectílineos interceptados por manchetes e rematados por macetas compostas por caneluras enroladas em forma de voluta; suporte dos braços ondulado, decorado com caneluras e uma folha de louro, na base.
Assento trapezoidal, ilhargas curvílineas e aba ondulada, decoradas com um cubo com roseta, ao cimo de cada perna; quatro pernas estriadas a todo o comprimento, cingidas por dois anéis nas extremidades; pés esféricos assentes sobre socos cilindricos.
-
-
Origem/Historial: O remate do espaldar destas cadeiras é em forma de laço. Existem no palácio outras sete cadeiras semelhantes, mas com remate do espaldar em forma de concha, que deverão ter a mesma proveniência (?).
Estas sete cadeiras têm o nº de inventário 598 a 604 e encontram-se actualmente na Sala Azul.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Paris, França
Bibliografia
- ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Mobiliário da Época de Napoleão III nas colecções do Paço da Ajuda, in Mobiliário Português - Actas do I Colóquio de Artes Decorativas (ESAD/FRESS, 27 e 28 Setembro 2007). Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008 (pp. 127 a 139)
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- ZAGALO, Manuel C. de Almeida Cayola - Palácio Nacional da Ajuda: roteiro. Lisboa: Direcção-Geral da Fazenda Pública, 1961