Canapé de três lugares
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3609
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1850/1889
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada e estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 80,0 x Larg. 208 x Prof. 91,0
-
Descrição: Canapé de braços de três lugares com estrutura em madeira e estofo de cetim vermelho (seda recente); espaldar vazado, constituido por um varão a todo o comprimento do assento, que tem apoiadas três almofadas soltas, de seda lisa e debruada por cordão.
Braços rectílineos, estofados, rematados em ambas as faces por cubos de intercepção com uma flor ao centro, aos quais se sobrepõem pináculos em madeira torneada em peão; suporte dos braços com a mesma morfologia.
Assento rectangular com estofo em capitoné; aro e aba torneados, profusamente ornamentados com elementos geométricos e com florões com cabochão; ao centro da aba um busto feminino inserido em medalhão. O bordo inferior é decorado com uma série de arcos abatidos, cujos vértices são rematados por pequenos cubos.
Pernas interceptadas com o aro do assento, em ângulo recto mas com destaque, apresentando a superfície decorada com folhagem delimitada por moldura; pés constituidos por um anel gomado assente sobre socos circulares.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- "Ilustração Portuguesa": 1904
- CÂNCIO, Francisco - O Paço da Ajuda, fasc.VIII. Lisboa: Imprensa Barreiro, 1955
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988