Leito de dia
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 921
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1852/1870
-
-
Técnica: Madeira torneada; entalhada; dourada e estofada em capitoné.
-
Dimensões (cm): Alt. 116,0 x Larg. 168,0 x Prof. 80,0
-
Descrição: Chaise-longue com estrutura em madeira dourada estofada a couro, sendo capitoné no assento e nas costas; estas são debruadas por galão de seda entrançado na frente e no verso. Espaldar ovalado, concavo, tendo no topo do cachaço dois meninos alados, em vulto perfeito, que seguram uma coroa de flores assente sobre um laço. Aqui se encerra uma reserva de pedra de cor azul, que tem aplicado ao centro o monograma "L" coroado, em prata.
A moldura do espaldar, em madeira entalhada e dourada, prolonga-se até aos montantes, ornados com flores e folhas; braços rectos, interceptados por manchetes forradas a couro, com franjas suspensas fixas a um galão; macetas em forma de cubos; suportes ondulados decorados com flores e folhas entalhadas. O braço esquerdo, de grande dimensão, estende-se quase até final do assento.
Assento ovalado, comprido, com ilhargas rectilíneas; aro ornado com grinaldas de flores, suspensas, interrompidas pelos cubos de intercepção existentes sobre cada perna, os quais têm uma flor entalhada. Ao centro da aba um pequeno recorte em forma de estandarte. Galão de seda entrançada, de cor vermelho e creme, rematando o assento; franjas de seda, nos mesmos tons, suspensas do aro, até ao chão.
Quatro pernas de secção circular, em balaustre, ornadas com estrias e rematadas com uma túlipa na parte inferior; assentam sobre rodízios em metal.
-
-
Origem/Historial: Na parte interior do avental está impresso a tinta preta (esborratado) 203 RPB (Real Palácio de Belém);
No aro interior do assento o número 276;
Na parte de trás do cachaço tem manuscrito 10 (;) 2320;
A gravura com o nº de inv. 53849, que representa o desenho deste conjunto de mobiliário, deve tratar-se de uma imagem enviada (entre outras) para que a rainha pudesse escolher as peças pretendidas, procedimento habitual entre a maioria dos fornecedores estrangeiros.
No Arrolamento a peça é descrita, pertencendo a um conjunto, da seguinte forma:
Mobilia de madeira entalhada e dourada estylo império, composta de um guarda fato com porta d'espelho, interior envernizado de cinzento, com quarto prateleiras, oito travessões para as sustentar, uma gaveta dentro com chave, e outra no fundo e chave na porta, duas colunas caneladas uma em cada ângulo da frente
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Paris, França
Bibliografia
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- Gaspar, Diogo (coord.) - Do Palácio de Belém; Museu da Presidência da República. Lisboa, 2005