Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 952
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Madeira faxeada, torneada e estofada com aplicações em porcelana e bronze
-
Dimensões (cm): Alt. 114,5 x Larg. 49,0 x Prof. 48,0
-
Descrição: Cadeira com estrutura em madeira, estofada com veludo cor-de-rosa debruado com um cordão de seda da mesma cor, sendo em capitoné no encosto. Espaldar com a moldura revestida a porcelana policromada (aparafusada), prevalecendo os tons pastel de rosa e verde; os lados são reentrantes; cachaço de cantos arredondados, tendo no topo uma concha aberta, com cena galante ao centro, dentro de reserva circular.
Assento trapezoidal; ilhargas e aro ondulados; aba lisa com um medalhão em porcelana no centro: uma cena galante em pintura polícroma, em moldura de bronze cinzelado.
Pernas dianteiras de perfil arredondado, com joelhos salientes decorados com bronze cinzelado - concheado com cabochão e folhagem ("sabots"); pernas traseiras ligeiramente curvadas para fora ("à etrusca"); pés dianteiros com sapatas em bronze.
-
-
Origem/Historial: Segundo AHMF/cr; cx4741; doc. 24; 1874 (f. ma.)
Nº 411
(...)
"Em 18 caixas vinha uma mobília completa de salla de porcellana e madeira tudo muito antigo. (...)"
[f. 2 avulsa]
"(...) recebidas no Paço da Ajuda e que continhão, dezoito dellas - uma mobilia completa pª (?) salla - mtº antiga - de madeira com ornato (sic de porcelanna (...)"
(...)
[f. 3 avulsa]
"Em additamtº ao meu officio de 9 de Maio deste anno acusando a recepção de outro de VEXª com a data de 30 D`Abril que acompanhou as vinte \ e trez /caixas vindas do Havre pelo vapor francez =Ville Best=, e pª servir de esclarecimtº no conteudo pª os [rasura] direitos que vão de ser contados, sobre a mobília de [rasura] madeira, com ornatos de porcelanna que encerravão dezoito dªs: tenho a declarar a VEXª que esta mobilia - antiga e moderna (?) [ou em madeira] custou na Saxónia 11:164 thalers - em 7: 535 + 700v - a ser (?) tendo-se recebido no paço arruinado, e quebrados quasi todos os ornatos - me parece dever ser atendida esta circunstância na apreciação do seu valor - após redevido (?) em conseq.ª deste estrago - o qual VE xª em sua imparcialid (e) - julgará e fixará - como fôr [rasura] \ conveniente / e sem prejuizo da fazenda publica.
I``mº DG(de) VExª V do ...? em 21 de Novembro de 1864
Exmo da Alfgª Gde de Lxª
Feito e regado
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Saxónia
Bibliografia
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- SILVA, Possidónio da - Descripção Artistica das novas salas do Real Palacio da Ajuda. Obras mandadas executar por Sua Magestade a Rainha a Senhora D. Maria Pia de Saboia nos seus reaes aposentos. Lisboa: Typographia Portugueza, 1865
- Tempo Real. Colecção de Relógios do Paço da Ajuda. Lisboa: PNA/IPPAR, 1996
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961