Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 1284
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada, dourada e estofafda.
-
Dimensões (cm): Alt. 109 x Larg. 66 x Prof. 66
-
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira dourada estofada com veludo de seda estampado; espaldar de configuração rectângular inteiramente estofado sem madeira aparente, remate oposto ao cachaço com um galão de seda com franjas penduradas; braços ondulados em talha dourada decorados com folhagem; suporte dos braços terminando com enrolamento em forma de voluta com folhagem sobreposta; assento quadrangular, totalmente estofado, rematado com o mesmo galão com franjas atrás descrito; ilhargas rectílineas; quatro pernas em talha dourada, galbadas, com uma voluta entalhada na extremidade superior e folhagem relevada em cada extremidade; travessas em "H", onduladas formando volutas, decoradas com motivos vegetalistas.
Estilo neo-renascença.
-
-
Origem/Historial: Tal como nos refere o inventário Judicial do P.N.A.(Q 312, vol.1) esta peça encontrava-se na Sala verde: "Grande cadeira de madeira dourada estofada, como as antecedentes a veludo frappé. A-1,09"
Tem etiqueta de papel com dois números impressos: 492 e 1887.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Paris
Bibliografia
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961